São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marinha fará exercício de tiro em arquipélago

DA FOLHA VALE

A Marinha vai realizar um exercício de tiros em Alcatrazes (litoral norte de SP) no dia 1º de setembro. A informação foi dada à Folha pelo diretor do serviço de Relações Públicas da Marinha, Welington Liberatt. Não foi confirmado se haverá a realização de manobras no arquipélago amanhã e nos dias 25 e 29 deste mês.
O Mopress (Movimento de Preservação de São Sebastião -cidade no litoral norte paulista) e a Associação em Defesa da Juréia querem impedir que a Marinha faça em Alcatrazes os exercícios de tiro, que são realizados desde 82.
Os ambientalistas querem transformar o arquipélago em um parque nacional marinho.
Segundo a Marinha, os exercícios não têm o objetivo de verificar a capacidade destrutiva das bombas. A Marinha informou ainda que a utilização de bombas com areia no interior barateia o custo das operações e não causa danos ao meio ambiente do arquipélago.
O presidente do Mopress, Eduardo Hipólito do Rego, disse acreditar que a Marinha tenha evitado divulgar a realização de tiros ``para que o assunto não seja explorado junto à opinião pública".
Segundo ele, a divulgação dos exercícios pode prejudicar a Marinha na decisão do recurso que pede o fim dos tiros no arquipélago. O recurso está aguardando parecer no Tribunal Regional Federal, em São Paulo.

Texto Anterior: Gás expelido na incineração causa câncer
Próximo Texto: Área pode ficar 'órfã' de regras para exploração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.