São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Coleção resgata seis raridades do jazz moderno

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os jazzófilos mais conservadores, que certamente vão torcer os narizes para as fusões dançantes da série Rare Groove, também foram lembrados pela Blue Note.
Seis raridades jazzísticas da primeira metade da década de 60 estão chegando às lojas, em edição importada, no lançamento da coleção Connoisseur no Brasil.
Vários desses álbuns tinham se tornado peças de colecionadores, pois estavam fora de catálogo há pelo menos duas décadas.
A nova edição em CD inclui faixas inéditas, versões alternativas e fotos não-publicadas, além de cuidados especiais na remasterização das fitas originais.
Entre os discos selecionados para a coleção, os nomes de alguns líderes pouco conhecidos escondem os de jazzistas bem mais populares atualmente.
É o caso do baterista e compositor Pete LaRoca, que no eclético álbum ``Basra" (gravado em 1965) tem a seu lado o sax tenor de Joe Henderson e o contrabaixo de Steve Swallow.
O mesmo vale para ``Some Other Stuff", do trombonista Grachan Moncur III, que comanda uma perturbadora sessão de ``free jazz", acompanhado por Wayne Shorter (sax), Herbie Hancock (piano) e Tony Williams (bateria).
Apesar do título ``Heavy Soul", o álbum do saxofonista Ike Quebec (1918-1963) não tem nada a ver com o jazz-soul. Baladas e ``standards" compõem o álbum mais tradicional desse pacote.
O ``bebop" domina os três álbuns restantes. À frente de um trio, em 1961, o guitarrista Grant Green (1931-1979) mostrava ser um talentoso seguidor do mestre Charlie Christian.
Já o ``hard bopper" e saxofonista Jackie McLean é o líder do sofisticado ``Destination Out" (gravado em 1963), além de fazer parte da banda do trompetista Lee Morgan, em ``Leeway" (de 60).

Títulos: Heavy Soul (saxofonista Ike Quebec); Leeway (trompetista Lee Morgan); Basra (baterista Pete LaRoca); Green Street (guitarrista Grant Green); Destination Out (saxofonista Jackie McLean); Some Other Stuff (trombonista Grachan Moncur III)
Lançamentos: Blue Note/EMI
Quanto: R$ 20 (em média, cada CD)

Texto Anterior: rare grooves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.