São Paulo, segunda-feira, 21 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft permite fazer separação de cores

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um programa para a área têxtil é um misto de software de pintura com programa de ilustração vetorial e algumas ferramentas adicionais.
Uma confecção e uma tecelagem até podem trabalhar com programas convencionais como o ``CorelDraw!" ou o ``Photoshop", mas vão esbarrar em problemas que um produto específico pode resolver.
O primeiro problema a enfrentar são as cores.
A maioria dos programas trabalha em quadricromia, separando um desenho colorido nas quatro cores básicas da impressão offset (ciano, magenta, amarelo e preto). Uma estamparia pode trabalhar com sete ou oito cores.
Um programa têxtil pode dizer o quanto de verde há em um marrom ou reduzir e modificar as cores de uma imagem até que elas se adaptem ao padrão da empresa.
Além disso, programas como o ``Tex-Design" ou o ``PixelArt" permitem simular a repetição de um desenho em uma estampa.
O ``Tex-Design" possui uma ferramenta que ``entorta" partes do desenho para adequá-lo à repetição da estamparia.
Ele permite também aplicar estampas sobre croquis (desenhos de modelos de roupas) e criar banco de elementos e detalhes, como bolsos e golas.
Imagens podem ser digitalizadas para o computador diretamente do programa ou criadas com suas ferramentas de pintura. Variações e composições de cores podem ser feitas automaticamente. Os programas são vendidos em módulos ou níveis que podem ser desbloqueados de acordo com a necessidade do cliente. O programa mais simples é vendido por cerca de R$ 7.000, mas pode chegar a mais de R$ 40 mil, com todas as funções.
ONDE SABER MAIS INVESTRONICA: tel. (011) 871-1588; PIXELART: tel. (011) 571-100

Texto Anterior: Micro traz indústria têxtil para o século 20
Próximo Texto: Loja promove liquidação de jogos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.