São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CE cobra explicação para roubo de cheque

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Associação Comercial do Ceará, que reúne 500 lojistas, está cobrando judicialmente explicações de três bancos sobre o aumento dos cheques roubados.
``Está institucionalizada a picaretagem do cheque roubado e os próprios bancos estão contribuindo para isso", afirma Guimarães.
Segundo ele, 90% dos cheques não compensados pelos bancos que alegam que o documento foi roubado são objeto de golpe.
Com esse processo judicial, explica, os lojistas da região querem que os bancos cubram o prejuízo dos lojistas que foram vítimas do ``golpe do cheque roubado".
``A situação está insustentável", diz Guimarães. Segundo ele, é preciso moralizar o cheque como instrumento de pagamento.
É que hoje qualquer correntista pode suspender a compensação do seu cheque, alegando roubo, sem apresentar boletim de ocorrência policial, diz ele.
Jorge Higashiro, diretor de serviços bancários da Febraban, que reúne os bancos, diz que o boletim de ocorrência não é exigido.
A Febraban quer realizar um trabalho junto ao Banco Central para identificar os cheques realmente roubados.
(MCh)

Texto Anterior: GM descarta voltar atrás em demissões
Próximo Texto: Loja faz cliente garantir pagamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.