São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tombamento reabre debate da preservação

LUCIO GOMES MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A abertura de processo de tombamento de obras de Rino Levi, colocando-as ao lado de outras duas já tombadas, reabre o debate sobre a necessidade de uma política de preservação da arquitetura moderna em São Paulo.
Alguns dos mais notáveis exemplares da nossa arquitetura moderna estão protegidos na esfera municipal ou estadual: a "Casa Modernista", de Gregori warchavchic, o edifício Ester, de Álvaro Vital Brasil, os edifícios do Parque Ibirapuera, de Niemeyer, o Edifício Louveira e o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, de Vilanova Artigas e o edifício Lausanne, de Franz Heep.
O elenco não é muito mais numeroso, embora seja significativa a importância da arquitetura moderna na paisagem e na cultura paulistana. Chega a parecer desproporcional a atenção dada a esta fase da arquitetura pelos órgãos de preservação.
Provavelmente, por ser mais complexa a constituição dos parâmetros que definam o que preservar na arquitetura moderna, ou por estarem estes exemplares muitas vezes mais identificados com o seu valor econômico que com seu valor artístico, tem-se dificuldade de reconhecer seu significado para a cidade.
Exemplos deste descompasso não faltam. A mencionada "Casa Modernista" somente não foi derrubada por força de um organizadíssimo movimento comunitário. Na década de 60, demoliu-se talvez o mais importante testemunho da introdução do modernismo em São Paulo -o Edifício Columbus- para dar lugar a uma garagem da Prefeitura (que nunca foi construída). Recentemente, assistimos à inexplicável demolição da antiga residência de Rino Levi, marco da arquitetura moderna brasileira.
O pedido de tombamento de um conjunto de obras de Rino Levi, formulado em maio de 1994, tinha como objetivo colocar em evidência a obra de um arquiteto que acompanha a modernização da cidade.

Texto Anterior: Rino Levi modernizou São Paulo
Próximo Texto: Wolfgang Wagner prepara a sucessão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.