São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente de união musical é preso em CPI

AUGUSTO GAZIR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Anacim (Associação Nacional dos Autores, Compositores e Intérpretes de Música), Lacyr Vianna, foi preso ontem de manhã, durante o seu depoimento à CPI do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
Ele foi acusado pelo presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), deputado Hermes Parcianello (PMDB-PR), de ter mentido. A pena para esse crime é de um a três anos de prisão.
A CPI do Ecad investiga denúncias de desvio de dinheiro no órgão, responsável pelo recolhimento dos direitos autorais.
O Ecad é composto por dez associações, entre elas a Anacim. As associações recebem o dinheiro recolhido pelo órgão e têm que repassá-lo aos autores filiados.
Segundo Parcianello, a principal mentira de Vianna foi ter afirmado que a Anacim fazia o pagamento aos autores em até 72 horas. Documentos comprovam que alguns repasses demoravam até três meses e eram pagos sem correção.
Os documentos apresentados mostraram que Vianna, em maio, ganhou de direitos autorais por músicas executadas em shows R$ 2.814,48, mais do que Chico Buarque e Daniela Mercury.

Texto Anterior: Governo propõe novo tributo entre Estados
Próximo Texto: Imprensa cria preconceitos, diz ombudsman
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.