São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisador descobre exemplares raros de ave-símbolo do Pantanal

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O pesquisador Dalci de Oliveira, da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), descobriu em Poconé (MT), na região do Pantanal, quatro tuiuiús albinos.
O tuiuiú, considerado símbolo do Pantanal, é uma das maiores aves voadoras do país. Tem o corpo coberto de penas brancas, pescoço vermelho e cabeça, pernas e bico pretos.
O albinismo é uma característica de seres vivos que não conseguem sintetizar a proteína melanina, responsável pela pigmentação da pele.
Nas aves com albinismo encontradas por Oliveira, todas as partes do corpo que deveriam ser pretas são avermelhadas.
``A incidência é genética, com certeza. O que estou estudando agora é se isso faz com que o pássaro fique mais atrativo para os predadores ou se contribui para sua sobrevivência", diz.
Oliveira está na região de Poconé há cerca de um ano estudando os tuiuiús para uma tese de pós-graduação em biologia na UFMT.
Já marcou e está monitorando mais de cem ninhos da ave. Em cada ninho, há no mínimo um macho e uma fêmea.
Segundo ele, o tuiuiú seria um dos melhores indicadores de degradação ambiental porque não se reproduz onde há ação do homem.
Um dos problemas detectados por Oliveira é que a caça indiscriminada de iscas vivas (principal alimento dos tuiuiús) para venda aos turistas está prejudicando os pássaros.

Texto Anterior: Delegadas são principal alvo de queixas no PA
Próximo Texto: Caldas Novas teme que lago esfrie água quente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.