São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caldas Novas teme que lago esfrie água quente

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Goiás suspeitam que a formação do lago da barragem de uma hidrelétrica em construção no rio Corumbá resfrie as águas quentes de Caldas Novas (a 185 km de Goiânia), principal atrativo turístico da cidade.
O lago terá 65 km² (pouco mais que o dobro da ilha de Fernando de Noronha). O rio Corumbá será represado pela empresa Furnas Centrais Elétricas para a geração de energia pela hidrelétrica Corumbá 1, situada a 36 km de Caldas Novas. A inauguração da usina está prevista para 97.
Cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano visitam a cidade à procura da água quente, cujas propriedades seriam terapêuticas. Bombeada para piscinas, a água chega com temperatura de cerca de 50oC.
Segundo Furnas, a construção da hidrelétrica só começou após estudos que comprovaram que o lago não resfriará o lençol termal.

Texto Anterior: Pesquisador descobre exemplares raros de ave-símbolo do Pantanal
Próximo Texto: Diagnóstico da osteoporose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.