São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rua carioca recebe o nome de Tom Jobim

DA SUCURSAL DO RIO

Um decreto publicado ontem no Diário Oficial do Rio mudou o nome da rua Visconde de Pirajá, em Ipanema (zona sul do Rio), para avenida Antônio Carlos Jobim, em homenagem ao compositor Tom Jobim, morto em dezembro de 94.
É a segunda vez que, por decisão do prefeito César Maia (PFL), uma rua recebe o nome do músico. A primeira mudança aconteceu na avenida Vieira Souto.
A família do engenheiro Luiz Vieira Souto e os moradores do bairro protestaram. A Câmara Municipal aprovou um projeto de lei invalidando a mudança e o prefeito voltou atrás.
Ontem, todas as placas da Visconde de Pirajá foram trocadas. Os moradores foram surpreendidos.
Um trineto do visconde de Pirajá, Cristóvão Dias de Ávila Pires Jr., disse que a mudança ``é um atentado à história e às tradições".
O militar Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, visconde de Pirajá, comandou as tropas brasileiras contra movimentos separatistas após a independência do Brasil, em 1822.
A viúva de Tom Jobim, Ana Lontra Jobim, disse que ficou comovida com a homenagem, mas espera que seja definitiva.
``Transformar o que seria uma homenagem numa briga política não seria aprovado pelo Tom nem é aprovado por sua família."

Texto Anterior: Direção decide afastar docente
Próximo Texto: Elenco de 'Don Juan' faz workshop no DF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.