São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recuperação de resgate faz divisão comemorar

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O secretário estadual da Segurança, general Nilton Cerqueira, e o chefe da Polícia Civil do Rio, delegado Hélio Luz, estiveram ontem na DAS (Divisão Anti-Sequestro da Polícia Civil), no Leblon (zona sul), para comemorar os resultados obtidos pela divisão.
A prisão de integrantes de três quadrilhas de sequestradores entre terça e quarta-feira últimas e a recuperação de R$ 40 mil referentes a pagamentos de resgate motivaram as comemorações do secretário e do chefe de Polícia. Registros oficiais da DAS, entretanto, desmentem o otimismo (leia ao lado).
Desde que o delegado Luz assumiu a chefia de Polícia, em junho, a DAS conta com dez equipes de detetives, cada uma comandada por um delegado. Antes, apenas um delegado centralizava o trabalho de todo o contingente.
Luz disse que, ainda que com poucos recursos, os resultados são consequência da nova estratégia de trabalho adotada pela Polícia Civil. ``Acabamos com os medalhões na polícia. O que precisamos é de investigadores. E já estamos mudando toda a forma de agir. Não há mais show, com estouros de cativeiro com todo aquele aparato. Agora é investigação pura e simples, o feijão-com-arroz."
Sem querer citar administrações anteriores, o chefe da Polícia Civil disse que a ação da nova DAS pode ser comprovada pela recuperação de dinheiro de resgate de sequestros ``que agora é apreendido e devolvido para a família".
O governador Marcello Alencar (PSDB) disse ontem que as polícias estão obtendo sucesso contra os sequestradores. ``Há razões para dizer que estamos vencendo a batalha", afirmou durante solenidade de promoção de 27 PMs.
O governador disse que ``a polícia está revelando competência, determinação" na investigação dos sequestros no Estado do Rio.
Segundo Alencar, a DAS (Divisão Anti-Sequestros) ``está sendo ajudada pelo povo, que agora começa a confiar na polícia".

Texto Anterior: Secretário veta 'aspecto negativo' da polícia do Rio
Próximo Texto: Estado deve ter autonomia sobre polícias, afirma Jobim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.