São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU inicia a retirada de Gorazde

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 80 soldados ucranianos da força de paz da ONU que protegiam o encrave muçulmano de Gorazde chegaram ontem a Belgrado, capital da Sérvia.
A retirada foi anunciada semana passada, mas os sérvios da Bósnia vinham bloqueando a saída, alegando que os soldados estavam deixando armas com os bósnios.
Dois militares ucranianos permaneceram na cidade, segundo a ONU para resolver problemas administrativos.
Um porta-voz não confirmou a informação de que os bósnios estariam exigindo dinheiro para permitir a saída dos militares.
A retirada dos 280 britânicos que permanecem no local está sendo negociada com os bósnios. Um comboio com equipamentos foi bloqueado ontem pelo governo.
Depois de setembro, apenas alguns observadores permanecerão no encrave, cercado pelos sérvios.
Segundo a ONU, o local continuará protegido, pois eles poderão solicitar bombardeios da Otan (a aliança militar do Ocidente, liderada pelos EUA) em caso de agressão por parte dos sérvios.
O secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali, recomendou a saída das tropas da ONU da Croácia. Ficariam no país apenas 2.500 homens para patrulhar a fronteira do país com a Sérvia.

Texto Anterior: Pobreza será tema, diz Ruth
Próximo Texto: Zaire pára de expulsar os refugiados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.