São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zaire pára de expulsar os refugiados

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Zaire suspendeu ontem a expulsão de refugiados ruandeses e burundineses e retirou seus soldados dos campos antes de iniciar negociação com a ONU para um acordo de repatriação voluntária dos refugiados.
O Exército do país tinha expulsado 15 mil refugiados desde o sábado e causado a fuga para montanhas e florestas de 133 mil, que temiam a repatriação forçada.
O Zaire diz que não tem condições de cuidar dos refugiados.
Em Kinshasa, a capital, o governo deu sinal de que vai aprovar o plano das Nações Unidas para uma repatriação voluntária.
O Zaire tem 1,08 milhão de refugiados hutus de Ruanda e 70 mil do Burundi. Em abril de 1994, um atentado matou o presidente ruandês Juvenal Habyarimana, hutu.
Hutus radicais acusaram os tutsis pelo ataque e reiniciaram a guerra civil contra a guerrilha da minoria tutsi, que havia começado em 1990. Calcula-se que 1 milhão de pessoas tenham morrido.
Em julho do ano passado, guerrilha da minoria tutsi tomou o poder, acabando com a guerra. Os hutus fugiram para o Zaire e países vizinhos por medo de retaliação aos massacres.
Os hutus também fugiram do Burundi por causa de conflito étnico com os tutsis da região.

Texto Anterior: ONU inicia a retirada de Gorazde
Próximo Texto: Mergulhador salta de plataforma de 23 m; Líder da ex-Alemanha Oriental será julgado; Oposição chilena preserva poder militar; Estudante é condenado por ameaça a Charles; Acidente de trem fere 100 na Coréia; Britânicos vendem disco inédito de Elvis; China fará novos testes nucleares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.