São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hortência começou no 'Adote um Atleta'

Hortência, a ``Rainha do Basquete", recebeu de uma fábrica de bicicletas o primeiro dinheirinho na carreira de jogadora, encerrada há três meses.
``A Caloi deu ajuda de custo. Era de família pobre, precisava de dinheiro para comprar tênis e pagar as passagens de ônibus", conta Hortência, que na época tinha 13 ou 14 anos.
Tratava-se de um projeto chamado ``Adote um Atleta", promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com várias empresas.
``Cada empresa patrocinava um esportista. Muitos atletas renomados começaram na época", conta Hortência.
Mas sua primeira competição -não-remunerada- não foi no basquete, mas no salto em distância. ``Bati o recorde mirim da categoria." Na época tinha entre 12 e 13 anos.
Como começou no basquete? ``Aconteceu. No colegial treinava handebol, atletismo e basquete. Treinava em uma escolinha de basquete da prefeitura."
Quando treinava com o patrocínio da Caloi, Hortência morava em São Caetano do Sul (Grande São Paulo).
``Acordava às 6h para treinar", afirma a atleta, que fez faculdade de educação física em Catanduva (385 km a noroeste de São Paulo).

PEQUENO CURRÍCULO
Hortência de Fátima Marcari Oliva, 35, começou sua carreira em 74. Estrela da seleção brasileira por 19 anos, ganhou vários títulos. Entre eles o de campeã mundial (1994). Anunciou o fim da carreira e sua gravidez -está no quarto mês- dia 9 de junho.

Texto Anterior: Canadá abre vagas para professores
Próximo Texto: Há boas perspectivas para os nutricionistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.