São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Áreas somam 3.636 campos

ULISSES DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MIRANTE DO PARANAPANEMA (SP)

As três fazendas invadidas anteontem pelos sem-terra somam, juntas, 28 milhões de metros quadrados, o equivalente a 3.636 campostos de futebol.
A Washington Luiz pertence à Someco S/A, a Flor Roxa é de Ernesto Fioravante, e o proprietário da Santa Cruz é Kazuyoshi Kurata.
O acampamento está sendo montado na fazenda Washington Luiz. Os proprietários não foram encontrados no fim-de-semana.
O administrador da fazenda Flor Roxa, Joaquim José de Souza, 52, disse que havia comunicado ao patrão, Ernesto Fioravante, que mora em São Paulo, sobre a invasão: ``Ele afirmou que vai pedir a reintegração na segunda (hoje)".
O líder dos sem-terra Wilson Gomes disse que Kurata, da fazenda Santa Cruz, se antecipou à invasão e obteve na Justiça o interdito proibitório (medida liminar concedida quando há ameaça de invasão de uma propriedade).
Com isso, Kurata obteve reforço policial. Cerca de 40 policiais estavam em sua propriedade durante a chegada das famílias.
Gomes, do Movimento dos Sem-terra, disse que, quando os soldados deixaram a propriedade, os invasores arrancaram cercas e queimaram pastagens: ``Durante o dia, vamos arar a terra", disse Gomes.
(US)

Texto Anterior: Sem-terra abandonam fazendas apenas oito horas depois de invasão
Próximo Texto: Invasões tiveram início há 5 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.