São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Filhos podem herdar enxaqueca dos pais

DA REDAÇÃO

A enxaqueca pode ser hereditária, segundo estudo publicado no último número da revista "BMJ", da Associação Médica Britânica.
Pesquisadores da Universidade de Copenhague (Dinamarca) estudaram 400 pacientes de enxaqueca e analisaram a doença em parentes de primeiro grau e cônjuges.
O risco de desenvolver a doença chegava a ser, de acordo com a variedade, quatro vezes maior em pessoas com parentes que já sofriam de enxaqueca.
Os pesquisadores disseram que a forma conhecida como enxaqueca com "aura" -precedida por distúrbios sensoriais e visuais- é causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Já a enxaqueca sem "aura" seria causada quase exclusivamente por fatores hereditários.
Parentes de pessoas que tinham enxaqueca com "aura" apresentaram duas vezes mais chances de ter sofrer a doença. A enxaqueca sem aura foi mais frequente em maridos e mulheres, que dividem o mesmo ambiente.

Texto Anterior: Gene suicida é usado para atacar câncer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.