São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas deve fechar hoje acordo do Banespa

EMANUEL NERI; ANA MARIA MANDIM
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Mário Covas, deve receber hoje resposta positiva do Banco Central à sua proposta de pagar com imóveis do Estado metade da dívida de R$ 13 bilhões com o Banespa.
Covas discutiu ontem essa proposta com o presidente Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, no apartamento do presidente, no bairro de Higienópolis (região central). Saiu da reunião demonstrando otimismo. FHC chamou a proposta de ``positiva".
Ao embarcar para Brasília, FHC disse que seu governo vai ``fazer o possível" para encontrar uma ``solução positiva". O Banespa está sob intervenção do BC desde dezembro de 1994.
``O governador tem demonstrado muito interesse em encontrar uma solução construtiva", afirmou FHC. ``Acho que vamos chegar a ela". Assessores de Covas informaram que o acordo foi fechado na reunião de ontem.
O encontro entre Covas e FHC demorou uma hora e meia. Na saída, o governador disse que aguarda uma resposta do BC pela manhã. Às 15h, reúne-se com a bancada federal de São Paulo.
O secretário da Casa Civil de São Paulo, Robson Marinho, informou que a proposta do Estado é pagar 50% da dívida com imóveis. São Paulo tem 20 mil imóveis que podem ser negociados.
Para Marinho, os outros 50% da dívida serão renegociados por um prazo de 25 anos, com a cobrança de juros internacionais -6% ao ano. O BC cobra atualmente 4,5% de juros mensais sobre a dívida.
``São Paulo quer o mesmo tratamento do Brasil na renegociação de sua dívida externa", afirmou Marinho. Para ele, ``há uma expectativa muito boa de que o acordo seja fechado".
Entre os imóveis que São Paulo oferece para pagar a dívida estão os terrenos dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas. Também oferece usinas hidrelétricas.
Covas acredita que o Banespa voltará a ser o terceiro maior banco brasileiro.

Texto Anterior: Sindicalista rebate acusação
Próximo Texto: Investigação sobre caso Econômico começa hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.