São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995 |
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Saiba evitar transtornos ao levar carro para oficina
DANIELA FERNANDES
Para evitar problemas, o ideal é solicitar indicações de pessoas que já utilizaram os serviços da oficina, diz Tânia Virginia de Souza, supervisora da área de serviços do Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor). Deixar o carro no conserto com um problema e retirá-lo com outro, a má qualidade dos serviços prestados e o descumprimento de prazos são as queixas mais frequentes feitas ao Procon. Os consertos em oficinas mecânicas custam menos do que nas concessionárias. Mas, nesse caso, o consumidor pode correr o risco de que as peças que serão substituídas não sejam originais. ``É importante que o cliente leve as peças que foram trocadas para que elas não fiquem nas oficinas e sejam reaproveitadas" diz Tânia. Além disso, o consumidor deve sempre solicitar a discriminação das peças substituídas. O administrador de empresas Henrique Cury, 25, prefere levar seu carro a uma concessionária quando esse apresenta problemas mecânicos. ``Embora seja mais caro, tenho mais confiança na qualidade do serviço", afirma. Cury diz que para trabalhos ``externos" recorre às oficinas de funilaria e pintura. ``É mais rápido que na concessionária e custa menos", diz. Ele afirma ser um adepto dos ``martelinhos", oficinas que consertam pequenos amassados no carro que não danificaram a pintura (veja texto ao lado). Cury regulou recentemente o motor de seu carro para reduzir a poluição. Aproveitando o rodízio voluntário de carros que vigora de hoje até sexta em São Paulo e visa controlar a emissão de poluentes, o Procon orienta as pessoas que pretendem fazer a regulagem do motor a pesquisar os preços. A rede autorizada Volkswagen está oferecendo a regulagem gratuita do motor na capital paulista e Grande São Paulo até 30 de setembro. A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) credenciou uma centena de oficinas e redes autorizadas na Grande São Paulo para fazer esse tipo de regulagem. Outra dica do Procon é que o consumidor nunca retire o carro da oficina se ele perceber alguma avaria no veículo. Nesse caso, a pessoa deve fazer antes um boletim de ocorrência e depois retirar o carro. Caso contrário, será difícil provar que os danos foram feitos no local. Até maio deste ano o Procon havia recebido cerca de 600 reclamações sobre conserto de veículos. No ano passado, o número de queixas foi de 1.197. Texto Anterior: Preso acusado da 35ª chacina do ano em SP Próximo Texto: 'Martelinhos' fazem sucesso com rapidez e preço baixo Índice |
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