São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposentado faz casa de lixo em Fortaleza

Moradia fica em bairro classe média

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O aposentado Pedro Marques de Lima, 76, usou lixo como material para construir sua casa, no bairro São João do Tauape (classe média), em Fortaleza (CE).
As paredes são feitas de tábuas recolhidas do lixo de uma obra. O telhado é de folhas de zinco usadas. O piso, de barro, é forrado por jornais velhos.
No interior da casa, de aproximadamente 15 m², o mau estado de conservação denuncia a origem dos móveis -uma cadeira com três pernas, um sofá rasgado, cama sem colchão e o espelho quebrado. ``Todos foram recolhidos do lixo de casas e apartamentos vizinhos", diz Lima.
A calçada da casa é tomada por duas rampas de lixo, de cerca de dois metros de altura, que encobrem as paredes e deixam descoberta apenas a porta.
A venda de lixo foi a forma encontrada por ele para somar mensalmente R$ 60,00 aos R$ 100,00 que recebe de aposentadoria. Lima diz ter comprado o terreno onde está a casa.
No terreno vizinho à casa, o aposentado cria cinco porcos, um jumento, duas galinhas, cinco cães e dez gatos. Dentro da casa, em um pequeno quarto anexo, ele cria duas cabras e quatro bodes. O odor exalado pelos bodes confunde-se com o mau cheiro de um esgoto aberto na rua.
A chefe de fiscalização da Empresa Municipal de Limpeza Urbana, Luiziane Lins, disse que a casa fere o Código Municipal de Posturas, que proíbe acúmulo de lixo diante de residências.

Texto Anterior: Projeto tenta proibir venda de anticoncepcionais no PR
Próximo Texto: Câmara fecha por falta de dinheiro na Paraíba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.