São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumentam os casos de malária no Maranhão

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

Levantamento da Fundação Nacional de Saúde aponta um aumento de 25% nos casos de malária no Maranhão no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Foram registrados 13.486 doentes no primeiro semestre de 95 -média de 74 casos por dia.
Na região de maior risco -os 15 municípios próximos a Pindaré-Mirim (259 km ao sul de São Luís)-, a malária se alastrou ainda mais. Houve 8.323 casos, quantidade 53% maior do que a dos seis primeiros meses de 94.
A doença provoca febre alta e tremores, ataca diversos órgãos (pulmão, coração, cérebro, rins) e pode levar à morte. O mosquito Anófeles, transmissor da doença, prolifera em áreas de pesca, garimpo e de extração de madeira.
Em 94, o Maranhão teve 28.189 vítimas de malária. Desde o ano passado, o Banco Mundial garante recursos para combater a doença. No segundo semestre deste ano, serão destinados R$ 1,74 milhão e, para 96, R$ 906 mil.

Texto Anterior: Câmara fecha por falta de dinheiro na Paraíba
Próximo Texto: Cidades de SP lançam ações contra a Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.