São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schumacher larga em 16º e vence o GP da Bélgica

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A SPA (BÉLGICA)

Depois de largar na 16ª colocação, o alemão Michael Schumacher, da Benetton, fez ontem a melhor corrida de sua carreira e venceu na pista de Spa, a prova mais emocionante da história recente da Fórmula 1.
O GP da Bélgica, não bastasse o show do alemão, foi uma prova dramática, cheia de ocorrências inusitadas, disputadíssima.
Desde a largada, quando os cinco primeiros pilotos do grid brigaram pela ponta. Em cinco voltas, três líderes foram ultrapassados.
Como Schumacher, seu rival Damon Hill, da Williams, largara atrás, na oitava posição. O piloto inglês, porém, chegou à liderança na volta 14. E, um giro mais tarde, já podia ver Schumacher pelos espelhinhos de seu carro.
Restabelecida a ordem natural da temporada, veio a chuva. E a dúvida de pilotos e equipes em optar por pneus ``biscoito", adequados à pista molhada.
A famosa instabilidade do tempo em Spa causou insegurança. Ninguém sabia se a chuva iria parar ou continuar.
Hill apostou na troca. Schumacher, não. Por duas voltas, travaram um duelo emocionante, com o inglês acossando o alemão, que escorregava na pista.
Na volta 24, Schumacher não conseguiu segurar seu carro na curva ``Les Combes" e atravessou o trecho pela grama.
Hill assumiu a liderança, mas a chuva já havia cessado. A aposta de Schumacher era a certa e, uma volta depois, mais rápido, ultrapassou o piloto da Williams.
Na volta 26, Hill colocou pneus lisos. Mais duas voltas, porém, o aguaceiro recomeçou.
Os diretores da prova, por excesso de zelo, colocaram o safety-car (carro-madrinha) na pista e impuseram a bandeira amarela.
Como na Indy, todos os carros tiveram que diminuir e alinhar atrás do veículo.
Muitos aproveitaram para colocar os pneus de chuva, entre eles, Schumacher e Hill.
Assim, os 30 segundos que o alemão tinha de vantagem se tornaram oito décimos, quando a pista foi liberada.
Quando todos se preparavam para o reinício do duelo, outra surpresa: Hill havia excedido o limite de velocidade nos boxes e foi punido. Só teve tempo para alcançar Martin Brundle, na última volta, e recuperar a segunda colocação.

Texto Anterior: Cafu se queixa de expulsão
Próximo Texto: Vencedor diz que lembrou do kart
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.