São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Vestibulinhos" têm inscrições abertas

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem quer mudar de escola no próximo ano, deve começar a se agitar. Alguns colégios de São Paulo já abriram as inscrições para o ``vestibulinho" (veja quadro ao lado).
``Vestibulinho" é o apelido que o processo de seleção de novos alunos de primeiro e segundo graus recebeu.
Como algumas escolas têm mais candidatos a alunos do que vagas, foram criados exames de conhecimentos para definir quem pode ou não entrar.
Normalmente, as escolas limitam os ``vestibulinhos" às séries que têm mais procura por vagas -geralmente a 5ª série do primeiro grau e a 1ª do segundo grau. O resultado do exame pode, literalmente, abrir ou fechar as portas do novo colégio.
Mas as provas nem sempre são eliminatórias. É o caso do Augusto Laranja, onde a avaliação apenas situa o aluno dentro das condições curriculares.
No Galileu Galilei e no Magno, a avaliação também não é eliminatória. No Magno a avaliação não é feita só por meio de testes ou questões dissertativas. Na de português, por exemplo, os candidatos vão ouvir algumas músicas e desenvolver um trabalho sobre suas letras.
Não são apenas as escolas particulares que fazem seleção de novos alunos com os ``vestibulinhos". Algumas escolas públicas também têm mais candidatos do que vagas.
A seleção para as escolas técnicas, gratuitas, foi transformada em um verdadeiro vestibular, já que são muitos os candidatos que procuram o ensino profissionalizante de segundo grau.
A Escola de Aplicação da USP (tel. 011.818-3585) também é muito procurada. As inscrições para o sorteio das vagas para a primeira série do segundo grau só começam em novembro.

Texto Anterior: Terapia pode ser solução
Próximo Texto: Publicidade exige aptidão para vendas e criatividade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.