São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotas tomam o lugar dos peões em Barretos

Rodeios têm calças, botas e camionetes importadas

ROBERTO DE OLIVEIRA
ENVIADO ESPECIAL A BARRETOS

Calças Wrangler americanas, botas de pele de avestruz, óculos italianos e camionetes importadas são parte do arsenal de agroboys e agrogirls, que estiveram na 40ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (438 km a noroeste de São Paulo).
A festa começou dia 18 e terminou ontem. Pelo menos 600 mil pessoas participaram da festa, que é considerada a maior do gênero no mundo.
Ao todo, 200 jovens montaram nas categorias mirim e junior. Também competiram nas provas de tambor e baliza.
Campeã no ano passado de baliza da Regional da Alta Mogiana, prova de velocidade na qual são colocadas seis estacas e o cavaleiro ou amazona passa correndo entre os obstáculos, a estudante Eloizi Cristina Deodemo, 16, disputa há três anos.
Eloizi mora em Marília e cuida dos cavalos do haras dos pais. A garota viaja semanalmente para disputar provas por todo Estado de São Paulo. É fã de música e filmes sertanejos.
Está no terceiro colegial e vai optar entre os cursos de administração de empresas, veterinária ou engenharia de alimentos.
"Acho que vou fazer administração para cuidar da fábrica de doces do meu pai", diz Eloizi. Na sua opinião, a montaria não atrapalha a escola. "A escola é que acaba atrapalhando a montaria", diz, brincando.
Simone Zamora Medeiros Arruda, 19, participa com Eloizi da ABQN (Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha), que realiza provas em todo o Estado.
Ela administra as fazendas dos pais e toma conta de todos os preparativos para os rodeios. Um de seus animais favoritos é a égua Dollys -comprada nos EUA e avaliada em R$ 30 mil.
Simone compra ração para os cavalos, se encarrega do serviço administrativo das fazendas e contrata treinadores de cavalos, além de comandar peões.
Foi a vencedora da categoria tambor, na qual são colocados tambores na pista para o montador cruzá-los a cavalo.
"Quero ser a melhor do país", diz Simone. "Não estou preocupada em ganhar dinheiro, mas é claro que isso conta. Todo mundo quer vencer na vida e ganhar dinheiro."
Outra estrela da festa barretense é a amazona Kelly Cristina Trindade, 16, a madrinha dos peões. Kelly conduz os cavalos usados pelos peões nos rodeios, de volta aos bretes.

Texto Anterior: Sesc inscreve para palestras sobre lista de obras da Fuvest
Próximo Texto: Fugazi lança "Red Medicine", novo CD, com som mais maduro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.