São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fugazi lança "Red Medicine", novo CD, com som mais maduro

J.M.M. KAZI

J. M. M. KAZI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A banda alternativa que deu certo está com novo CD na praça. É "Red Medicine", do Fugazi.
Fugazi é uma banda punk americana, surgida no começo dos anos 80. Tem a mesma formação de sempre: Ian MacKaye (guitarra e vocal), Guy Picciotto (guitarra e vocal), Brendan Canty (bateria) e Joe Lally (baixo).
A banda conseguiu levar a máxima punk "do it yourself" (faça você mesmo) às últimas consequências: Ian tem sua própria gravadora, a Dischord.
A Dischord é independente, inclusive na distribuição. O Fugazi não admite nenhum tipo de merchandising. Seus CDs custam no máximo US$ 8,00 -nos EUA- e os ingressos para os shows não passam de US$ 5,00.
Quando estiveram Brasil (ano passado), essa era a entrada. Apesar de certas casas terem cobrado consumação mínima adicional, o que deixou Ian furioso.
Além disso, MacKaye é vegetariano radical, não fuma e não bebe nem refrigerante... Pode parecer estranho para um "astro de rock". Para os fãs do Fugazi é natural.
Quando ainda tocava na banda Minor Threat, MacKaye fez uma música chamada "Straight Edge" (1980), onde dizia que não usava drogas. Essa filosofia ganhou adeptos e hoje Straight Edge é um movimento -pacifista, vegetariano e ambientalista.
O Fugazi também não fala com a grande imprensa, nem com a MTV e não participa de eventos patrocinados por multinacionais. É assim que, após quatro CDs, "Red Medicine" mostra que a banda amadureceu o som. É um álbum mais ``redondo que o antecessor "In on The Kill Taker".
As letras continuam a falar da vida, de uma maneira diferente do "beba e transe sem parar" e do "como sou miserável e a vida não tem sentido". Inteligência não faz mal a ninguém.

Texto Anterior: Garotas tomam o lugar dos peões em Barretos
Próximo Texto: Stephen King traz mortes em um eclipse
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.