São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masturbação não faz mal; a cuca pode fazer

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

``Sou uma garota de 16 anos e tenho algumas dúvidas sobre a masturbação. Ela pode prejudicar a futura vida do casal? Quais são os riscos que a pessoa corre de só sentir prazer com ela mesma? Como evitar que isso aconteça?"

Você acha mesmo que uma relação de troca de carinho, de energia e de prazer, que uma garota pode ter com o rapaz que escolheu pode ser substituída pelo prazer da masturbação? De jeito maneira! A sua pergunta, bonitinha, é resultado de anos e anos de ensino errado, muito errado.
Sexo sempre teve e sempre vai ter um acompanhante muito incômodo: a repressão. Essa repressão pode variar conforme a época, mas que sempre vai existir, vai.
Imagine que muita gente já acreditou que a masturbação podia provocar tuberculose! Pode? Pois então, hoje ninguém mais acredita nisso. Mudaram os tempos, mudaram as crenças.
Hoje, os garotos morrem de medo de ter o problema da ejaculação precoce por causa dela e as mulheres de ficarem viciadas no prazer solitário. Pode esquecer! A masturbação não vicia, não prejudica a saúde, nem a vida sexual com o parceiro.
O que pode acontecer, isso é fato, é as garotas sentirem mais prazer quando se acariciam do que quando transam. Mas aí o motivo é outro: falta de jeito do parceiro de fazer as carícias certas na garota. Sabe, eles têm o tesão superconcentrado no pênis. E pensam que, com as meninas, o tesão fica concentrado na vagina. Pois elas sabem que não é.
O problema é que elas sentem vergonha de abrir o jogo com eles e ficam naquela lengalenga de fingir o prazer que não sentem. Pior para elas! Quem é que fica ``ora veja"? Elas, não é mesmo?
A masturbação ocorre com grande frequência na adolescência. Não encane. Se provocasse problemas, quase todo mundo teria um. É apenas uma maneira de descobrir novas sensações, explorar o corpo, sentir prazer sozinha. Não há mal algum nisso, está bem? Mas você precisa ter certeza de que não há mesmo mal nenhum. Porque a cuca... Ah! Ela vai pode fazer misérias com isso, se você deixar.

Texto Anterior: Flavia Lima, 13
Próximo Texto: Terapia pode ser solução
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.