São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raimi busca o além-cinema

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Sam Raimi não está na berlinda, neste momento, por causa de "Uma Noite Alucinante 3" (Globo, 21h40), mas de seu faroeste "Rápida e Mortal", em cartaz nos cinemas.
É preciso ver se não há um mal-entendido em boa parte da fama de Raimi, que alguns não hesitam em chamar de horror-kitsch.
Mas as aventuras do herói da série "Uma Noite Alucinante", Ash (Bruce Campbell) -desta vez remetido pelo acaso ao século 14- têm outro alcance.
Não se trata de uma afirmação de mau gosto que uma tendência contemporânea pretende promover à categoria de bom gosto.
Esse olhar um tanto "blasé" e um tanto impotente para as coisas não tem muito a ver com Sam Raimi, que afirma um estilo, uma originalidade, que força as fronteiras do cinema em seus trabalhos.
Em "Uma Noite Alucinante 3", Raimi é capaz de ressuscitar uma multidão de soldados mortos em combate e colocá-los de novo na batalha. Pode-se gostar ou não do filme. Mas não se pode negar a busca de um caminho.
Ele passa por tudo que tem sido seu trabalho no horror: um trabalho que se vincula à tradição, aos clássicos, ao mesmo tempo em que reconhece a impossibilidade de continuar nessa linha.
Esse é o tipo de tensão que alimenta a série "Uma Noite Alucinante": o além, sim, mas o além do cinema. De certa forma, é também o que se pode ver em "Rápida e Mortal".
(IA)

Texto Anterior: Dinamarquês faz mistura de filme e vídeo
Próximo Texto: Descoberta canção inédita de Elvis Presley
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.