São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos ameaçam sérvios com novos bombardeios da Otan

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo dos EUA advertiu ontem os sérvios rebeldes da ex-Iugoslávia que, caso eles não aceitem uma trégua nas próximas duas semanas, a Otan (a aliança militar do Ocidente) voltará a entrar em ação.
O subsecretário-adjunto de Estado dos EUA Richard Halbrooke foi ontem para a região, a partir de Paris, prosseguir a negociação com sérvios, bósnios muçulmanos e croatas. O primeiro-ministro da Bósnia, Haris Silajdzic, aprovou o plano de paz.
Cinco sérvios foram mortos ontem por soldados da Croácia na Krajina, região recuperada pelos croatas há três semanas. A maioria dos civis sérvios do território fugiram depois da "limpeza étnica promovida pela Croácia.
Segundo a Croácia, os sérvios mortos tentavam organizar uma resistência para tentar retomar a Krajina. Segundo a TV croata, 70 civis sérvios conseguiram a cidadania croata que haviam solicitado. Outros dez conseguiram ser transferidos para bases da ONU.
As Nações Unidas continuaram a retirar seus soldados de Gorazde. As autoridades bósnias disseram que não se oporiam à retirada. Uma caravana de caminhões chegou anteontem à noite à cidade.

Texto Anterior: Israel fecha escritórios da OLP
Próximo Texto: Lampreia chega ao Oriente Médio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.