São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio de carro tem adesão de 45%

DA REPORTAGEM LOCAL

A adesão ao rodízio de veículos na região metropolitana de São Paulo foi de 45% ontem, segundo a Cetesb. No primeiro dia da campanha contra a poluição, o trânsito e a qualidade do ar melhoraram.
Ontem não deveriam circular os carros com placas de finais um e dois. Hoje a restrição se aplica aos com placas de finais três e quatro.
Se o apoio ao rodízio fosse de 100%, 850 mil veículos não circulariam. O resultado de 45% indica que 382,5 mil carros não rodaram.
A poluição caiu em relação ao domingo. Ontem, sete estações de medição da Cetesb (órgão estadual responsável pelo controle da poluição) registraram qualidade inadequada do ar na região metropolitana. Anteontem, 13 estações indicavam qualidade inadequada.
Mas o ar estava pior que na segunda- feira da semana passada, quando nenhuma estação medidora apresentava situação inadequada.
A região do ``espigão da Paulista" foi a que teve maior adesão, com 61,5% de redução de placas com finais um e dois, segundo a Cetesb. A região de Congonhas (zona sul) foi a que teve menor adesão, com menos de 30%.
A redução da frota em circulação melhorou o trânsito. Às 17h30, a CET registrou queda de 29% nos quilômetros de lentidão.
Nesse horário, os congestionamentos, que em média são de de 30 km, caíram para 21 km.
A CET acredita que quem viajou no final de semana deixou para retornar ontem pela manhã. Isso fez com que os congestionamentos da manhã superassem a média das segundas-feiras de agosto.
Depois das 11h, a situação se inverteu e as lentidões diminuíram, ficando abaixo do registrado nas segundas-feiras do mês.

LEIA MAIS
Sobre o rodízio às págs. 4 e 5

Texto Anterior: Centrais sindicais terão fundação contra racismo
Próximo Texto: Fiscal mostra desinformação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.