São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trânsito na cidade ficou melhor só depois das 11h

DA REPORTAGEM LOCAL

O trânsito ontem em São Paulo só melhorou depois das 11h. A extensão total dos congestionamentos pela manhã foi até maior do que a média registrada nas três primeiras segundas-feiras de agosto.
Depois das 11h, porém, a situação se inverteu: o movimento caiu tanto que ficou abaixo da média.
Às 17h30, a CET registrou queda de 29%. Os congestionamentos na cidade, que à essa hora chegam normalmente a 30 km, ontem não passaram de 21 km.
O movimento foi pior nos corredores que fazem ligação com rodovias que cortam a cidade.
A avenida dos Bandeirantes, que recebe grande parte do fluxo dos paulistanos que retornam do litoral, teve acréscimo de 366% no sentido Imigrantes-Marginal. Levando-se em conta o sentido contrário, o aumento foi de 513%.
Segundo a CET, o final de semana ensolarado retardou a volta do paulistano que passou o final de semana no litoral. Muitos teriam deixado para retornar ontem.
Na Marginal Pinheiros (sentido Santo Amaro-Jaguaré), houve acréscimo de 124% no congestionamento. Na Marginal Tietê (Penha-Lapa), de 120,9%.
No caso da marginal Tietê, dois fatores explicam o aumento do congestionamento: a volta do paulistano do interior e a descida de um helicóptero da Polícia Militar para resgatar um homem que sofreu um infarto no carro, às 8h.
O trânsito piorou também na Radial Leste. Os congestionamentos pela manhã foram 111,8% maiores do que a média das três segundas-feiras de agosto.
A explicação, segundo a CET, seria o aumento do número de ônibus circulando ontem na via.
Para a CET, muita gente também pensou que o rodízio seria limitado apenas ao centro expandido da capital.
Por isso, alguns motoristas teriam tentado chegar ao trabalho contornando o centro expandido -o que aumentou o volume de tráfego nas marginais. O centro expandido é a região compreendida entre as marginais e as avenidas do Estado e dos Bandeirantes.
Nas vias desse centro expandido, o tamanho dos congestionamentos diminuiu pela manhã. No corredor Tiradentes-Prestes Maia a queda foi a mais expressiva: 81% no sentido bairro-centro -de 2,1 km para 0,4 km (2,4 km para 1 km, nos dois sentidos).
Os dados sobre o trânsito no período da tarde de ontem serão divulgados hoje pela CET.

Texto Anterior: Feldmann usa bicicleta e critica prefeitura
Próximo Texto: Feldmann pede ao ABC que colabore
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.