São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação medida pela Fipe cai para 2% em SP

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A inflação ficou em 2,04% na terceira quadrissemana de agosto, com queda de 0,64 ponto percentual em relação aos 2,68% da quadrissemana anterior. O cálculo é da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A taxa, divulgada ontem, confirma a tendência de queda da inflação. A Fipe prevê que o índice de agosto fique ao redor de 1,7%, contra os 3,72% de julho.
``A taxa poderá até ficar abaixo dos 1,7%", diz Heron do Carmo, coordenador do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe.
Em setembro, diz ele, a inflação deverá ficar 0,5 ponto percentual abaixo de agosto. ``Mas a queda pode ser até maior", afirma.
Segundo ele, vestuário e alimentos ``in natura" são os únicos itens que poderão causar alguma alta da inflação, além de um eventual reajuste dos combustíveis.
Na terceira quadrissemana (30 dias até 23 de agosto comparados com os 30 dias anteriores), todos os grupos que formam o índice tiveram queda de preços.
O grupo alimentação caiu 0,26 ponto percentual. O clima quente do inverno e o desaquecimento da economia explicam a queda.
Na quadrissemana, os ``in natura" tiveram redução de 1,78%.
Semi-elaborados (carne, feijão etc.) e industrializados também caíram no período. Nos semi-elaborados, houve uma reversão na tendência de alta, apesar da entressafra da carne bovina.
Gastos com vestuário caíram 1,06 ponto percentual, chegando a -4,78% na quadrissemana.
No grupo habitação, os aluguéis subiram 10,40%. ``O aluguel em queda é um dos fatores que pressionam, em agosto e setembro, a taxa para baixo", diz Heron do Carmo.

Texto Anterior: Real demite mais do que emprega
Próximo Texto: Fora do pregão; Mão amiga; Antecedente atenuado; Engenharia financeira; Ação recompensada; Dança das cadeiras; Pressão do cliente; Adequação procurada; Com autoconfiança; Interior revestido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.