São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
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Coca-Cola amplia presença no Vietnã para competir com Pepsi

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

A Coca-Cola inaugurou mais uma unidade para engarrafar seu refrigerante no Vietnã. Abriu, assim, a primeira fábrica de empresa de origem norte-americana em solo vietnamita desde que EUA e Vietnã normalizaram suas relações diplomáticas, em 6 de agosto.
Já contando com três unidades no país, a Coca-Cola investiu US$ 24 milhões para abrir no sábado a fábrica de Duyen Thai, 18 km ao sul de Hanói (capital). Ela tem capacidade para engarrafar 36 milhões de litros/ano e deve começar a enlatar antes de dezembro.

Fim do embargo
A Coca-Cola busca aumentar sua competitividade na disputa com a Pepsi por um mercado consumidor formado por 72 milhões de vietnamitas. A Pepsi saiu na frente com uma grande campanha publicitária em fevereiro de 1994, quando os EUA levantaram o embargo comercial contra o Vietnã.
O embargo excluía empresas dos EUA das reformas pró-capitalismo feitas pelo Partido Comunista do Vietnã desde 1986. Com o fim da Guerra Fria, Vietnã e EUA começaram a se reaproximar.
Em 1975, os comunistas do Vietnã do Norte venceram o regime pró-EUA do Vietnã do Sul e reunificaram o país. Mas o fracasso na economia e o desaparecimento da URSS, o maior aliado, levaram os dirigentes vietnamitas a embarcar em reformas semelhantes às promovidas na China.

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