São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995 |
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Coca-Cola amplia presença no Vietnã para competir com Pepsi
JAIME SPITZCOVSKY
Já contando com três unidades no país, a Coca-Cola investiu US$ 24 milhões para abrir no sábado a fábrica de Duyen Thai, 18 km ao sul de Hanói (capital). Ela tem capacidade para engarrafar 36 milhões de litros/ano e deve começar a enlatar antes de dezembro. Fim do embargo A Coca-Cola busca aumentar sua competitividade na disputa com a Pepsi por um mercado consumidor formado por 72 milhões de vietnamitas. A Pepsi saiu na frente com uma grande campanha publicitária em fevereiro de 1994, quando os EUA levantaram o embargo comercial contra o Vietnã. O embargo excluía empresas dos EUA das reformas pró-capitalismo feitas pelo Partido Comunista do Vietnã desde 1986. Com o fim da Guerra Fria, Vietnã e EUA começaram a se reaproximar. Em 1975, os comunistas do Vietnã do Norte venceram o regime pró-EUA do Vietnã do Sul e reunificaram o país. Mas o fracasso na economia e o desaparecimento da URSS, o maior aliado, levaram os dirigentes vietnamitas a embarcar em reformas semelhantes às promovidas na China. Texto Anterior: FMI aponta recessão no Japão em relatório Próximo Texto: A Usiminas continua pública Índice |
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