São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros revelam outro Macedo

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na atual ausência de uma atividade crítica consistente, o acaso vai propiciando releituras importantes. Uma delas é a da obra de Joaquim Manuel de Macedo (1820 -1882), mais conhecido como autor de ``A Moreninha".
Três livros dele estão saindo: ``A Carteira de meu Tio" (nas livrarias, pela José Olympio), ``Memórias do Sobrinho do meu Tio" (continuação do primeiro; em novembro, pela Companhia das Letras) e ``A Luneta Mágica" (em dezembro, pela Iluminuras).
``A Carteira de meu Tio" é uma arguta e engraçada sátira à vida pública brasileira. Serve como analgésico ao débil romantismo de ``A Moreninha", obra de juventude, e mostra a maturidade ignorada de um escritor popular.
Os outros dois livros ecoam o realismo sarcástico, quase anárquico na forma, de ``A Carteira do meu Tio". O trio merece lugar próprio na desprezada linhagem de nossa literatura satírica.
(DP)

Texto Anterior: Lista reserva boas surpresas
Próximo Texto: Brad Pitt está cansado de ser herói
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.