São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lista reserva boas surpresas

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um exame da lista acima, dos relançamentos feitos recentemente ou prestes a sair, mostra uma indiscutível qualidade média nos títulos escolhidos, com algumas surpresas muito bem-vindas.
Comecemos por elas, já que fogem ao fino trivial das coleções de clássicos até hoje existentes.
O relançamento de contos de Dyonélio Machado, autor de uma das maiores obras-primas da literatura brasileira moderna, ``Os Ratos" (também relançada há pouco, em janeiro, pela Ática), é grande motivo de comemoração.
Com sua sintaxe econômica e suas imagens sugestivas, o estilo de Dyonélio só poderia criar contos de alta qualidade. Ele dá, às 16 histórias reunidas, aquele curto-circuito dramático que a forma pede; e soma grandes personagens à galeria de fracassados e oprimidos que o celebrizou.
Outro livro ``resgatado", como se diz, do esquecimento, merecidamente, é ``O Coronel e o Lobisomem", de José Cândido de Carvalho (1914-1989), uma revisão vigorosa e divertida da literatura regionalista encerrada por Guimarães Rosa em 1956, com ``Grande Sertão: Veredas".
Por fim, a lembrança de ``Laranja da China", de Alcântara Machado (1875-1941), um autor reduzido aos estereótipos de ``Brás, Bexiga e Barra Funda" (também relançado em 1995 pela Nova Alexandria), é ocasião para repensar sua obra.
Outro ponto que vale ressaltar na listagem é a presença de obras da menosprezada crítica literária brasileira. Os títulos de Merquior, Costa Lima e Brito Broca são ótimas notícias.
Como os relançamentos, o hábito da crítica é fundamental para a saúde de uma cultura. Aqui vale também elogiar o fato de a Nova Aguilar incluir em suas obras completas uma fortuna de ensaios antigos e modernos.
É claro que falta muito. Para ficar no setor da crítica, autoridades como Araripe Júnior, Álvaro Lins e Augusto Meyer merecem reedições urgentes. Mas tudo indica que com o tempo se preencherão essas e outras lacunas.
(DP)

Texto Anterior: Idéia de coleção ganha fôlego
Próximo Texto: Livros revelam outro Macedo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.