São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai primeiro-ministro de Ruanda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro de Ruanda, Faustin Twagiramungu, deixou seu cargo ontem. A Presidência do país disse que ele foi demitido.
Diplomatas em Ruanda afirmaram que Twagiramungu, moderado de etnia hutu, renunciou em protesto a matanças conduzidas pelo Exército do país, que é dominado pela etnia tutsi, como a maior parte do governo ruandês.
Twagiramungu detinha o cargo mais alto oferecido a um hutu no governo da minoria tutsi. Em julho de 94, a Frente Patriótica de Ruanda (tutsi) tomou o governo do país.
Os hutus tinham governado o país até então. Em abril de 1994, um atentado matou o presidente hutu Juvenal Habyarimana.
Hutus radicais acusaram os tutsis pelo ataque e retomaram a guerra civil contra eles, iniciada em 1990. Calcula-se que 1 milhão de pessoas tenham morrido.
Ainda não foi definido quem será o novo premiê. Twagiramungu, há meses fora das decisões importantes tomadas por Ruanda, acusa o governo de não garantir a segurança no país.
Segundo analistas, a saída do premiê deve tornar mais difícil a volta dos hutus ruandeses que estão refugiados no leste do Zaire.
O Zaire tem 1,08 milhão de refugiados hutus de Ruanda e 70 mil do Burundi. Eles fugiram para o país vizinho por medo de retaliação aos massacres do ano passado.
Fracassou o plano da ONU de "repatriação voluntária" de 3.000 refugiados ruandeses. A organização disse ontem que apenas cerca de 120 refugiados tinham aceitado voltar para Ruanda.
A ONU criou o programa para que o Zaire parasse de expulsar os refugiados. Na semana passada, mais de 15 mil foram expulsos por tropas do Exército zairense e 133 mil fugiram para as florestas, temendo a ação das tropas zairenses.

Texto Anterior: Governador dos EUA alega inocência; FBI busca em Chicago pistas do Unabomber; Suiça libera dinheiro de Marcos às Filipinas; Hindus reclamam de novo livro de Rushdie; A FRASE; Fogo volta a atingir região de Long Island; Equipe quer produzir 'teia de aranha'; Naufrágio perto do Iêmen mata 80
Próximo Texto: Líder antiimigração lança sua candidatura a presidente dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.