São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder antiimigração lança sua candidatura a presidente dos EUA

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O governador da Califórnia, Pete Wilson, iniciou ontem em Nova York sua campanha à Presidência dos EUA defendendo o fim da imigração ilegal e criticando o atual sistema de assistência social.
Nos próximos dias, Wilson fará pequenos comícios em seis Estados como parte da preparação para as convenções do Partido Republicano, que escolherão o candidato que representará o partido nas eleições presidenciais de 1996.
Wilson governa a Califórnia desde 1991 (foi reeleito para seu segundo mandato no ano passado). É o autor da Proposição 187, que restringe acesso de imigrantes ilegais da Califórnia a benefícios sociais. Aprovada em plebiscito no ano passado, a lei foi suspensa por juiz federal.
No discurso de ontem em Battery Park (em frente à Estátua da Liberdade), Wilson disse que a nação e os valores norte-americanos estão ameaçados por ``um governo federal que está fora de controle".
``Há uma maneira certa e errada de vir para os EUA", disse.
Segundo Wilson, o presidente Bill Clinton não fez nenhum esforço para conter a entrada de imigrantes ilegais.
``Não adianta ensinarmos nossas crianças a obedecer as leis se permitirmos que 4 milhões de ilegais as violem diariamente."
Wilson também criticou a atitude de Clinton diante da reforma do sistema de assistência social.
``Todos sabem que é preciso fazer cortes nos gastos da Previdência, mas o atual governo federal só fez com que eles crescessem."

Texto Anterior: Cai primeiro-ministro de Ruanda
Próximo Texto: Argentina acha outro nazista em Bariloche
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.