São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holanda investiga Exército

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Parlamento holandês decidiu investigar a ação das tropas do país em Srebrenica (Bósnia). As tropas holandesas, integradas às forças de paz da ONU, eram responsáveis pela manutenção do encrave muçulmano bósnio.
Os parlamentares holandeses querem avaliar a responsabilidade dos soldados durante a ocupação de Srebrenica pelos sérvios, no mês passado. A imprensa holandesa noticiou que os soldados permitiram a invasão sérvia e o genocídio que se seguiu à queda da cidade. Havia 300 soldados da ONU na cidade.
Um porta-voz do Ministério da Defesa disse que o ministro Joris Voorhoeve deveria escrever, ainda ontem, uma carta ao Parlamento dando detalhes da operação.
O governo prometeu pôr o batalhão holandês sob investigação. Os resultados devem ser discutidos no Parlamento no começo de outubro.
Voorhoeve já disse à imprensa que acredita que os soldados sob seu comando tenham testemunhado "graves crimes de guerra".
Em sua carta, ele diria que entre 2.000 e 3.000 homens muçulmanos foram mortos pelos sérvios da Bósnia durante a "limpeza étnica" na cidade.
Cerca de 60 militares holandeses foram capturados pelos sérvios durante a tomada de Srebrenica.

Texto Anterior: Karadzic agora apóia plano
Próximo Texto: ONU quer proteger Dubrovnik
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.