São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poluição cresce no 2º dia do rodízio

DA REPORTAGEM LOCAL

A adesão ao rodízio de carros na região metropolitana de São Paulo foi de 44% ontem, segundo levantamento feito na parte da manhã pela Cetesb (companhia que controla a poluição no Estado).
A qualidade do ar e o trânsito (leia texto abaixo) pioraram em relação a ontem, quando a adesão à campanha foi de 45%.
Anteontem, na estréia do rodízio, a Cetesb registrou, entre as 22 estações de medição de poluição, 7 com qualidade do ar inadequada, 13 regulares e uma boa (Centro).
Ontem, segundo dia do teste, a qualidade do ar estava inadequada em 8 estações e regular em 12. Apenas uma estação medidora (Cerqueira César, no centro) mostrou ar com boa qualidade.
Pelo levantamento, deixaram de trafegar 250 mil carros ontem na cidade de São Paulo.
Segundo a Cetesb, a concentração de monóxido de carbono (CO, gás tóxico que sai dos escapamentos dos veículos) caiu 40% em relação à media verificada nos dias com iguais condições meteorológicas no mês de julho.
As condições do tempo dos dois últimos dias eram desfavoráveis à dispersão de poluentes.
Quase não ventou e há 23 dias não chove em São Paulo. Ontem houve ausência de ventos 61% do tempo. O vento e a chuva ajudam a melhorar a qualidade do ar, pois dispersam os poluentes.
Para o secretário do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, a adesão foi boa. ``Não se mudam os hábitos das pessoas de uma hora para outra. Elas estão acostumadas a usar o carro", disse.
Ônibus, táxis, trens metropolitanos e metrô não tiveram aumentos de passageiros ontem.
No metrô, houve redução de 3,2%. Esta comparação leva em conta a média de passageiros das últimas quatro terças-feiras e a movimentação de ontem.
O movimento de ontem, comparado com o de anteontem., apresentou redução ainda maior: 4%. Para Feldmann, isso indica que as pessoas optaram pela carona.

Texto Anterior: Saúde cria comissão contra o tabagismo; O NÚMERO; PM destrói 5.800 pés de maconha em PE; Ganhador da Supersena recebe o prêmio em SP; Ato em Vigário Geral lembra chacina de 93
Próximo Texto: Cubatão entra em pré-alerta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.