São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cubatão entra em pré-alerta

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A Cetesb declarou às 20h de anteontem, pela quarta vez neste mês, estado de pré-alerta em Cubatão (62 km a sudeste de São Paulo).
Seis indústrias tiveram suas unidades paralisadas para diminuir a concentração de poluentes no ar.
O estado de pré-alerta é acionado quando a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) detecta índices superiores a 297 microgramas de poeira por metro cúbico de ar.
Ontem, a Cetesb decretou o estado de pré-alerta depois de registrar 308 microgramas de poeira por metro cúbico de ar.
O pré-alerta também obriga as 23 indústrias do pólo de Cubatão a manter ruas, estradas de acesso e pátios molhados. A medida visa impedir que a poeira piore a qualidade do ar.
Segundo o engenheiro da Cetesb Gilberto Gonçalves, é a sexta vez neste ano em que o estado de pré-alerta foi acionado.
``As condições meteorológicas estão complicadas. Nesta época do ano, a ocorrência de inversão térmica tem sido frequente", afirmou Gonçalves.
A inversão térmica ocorre principalmente durante o inverno, quando o aquecimento da superfície da terra é menos intenso.
Na inversão térmica, uma camada de ar quente fica acima da camada mais próxima do solo, mais fria. Os poluentes não conseguem se dispersar, ficando concentrados em baixas altitudes.

Texto Anterior: Poluição cresce no 2º dia do rodízio
Próximo Texto: Deputado troca carro oficial por uma Vespa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.