São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medida altera horário de congestionamento

CHRISTIAN CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O rodízio de veículos inverteu os horários de congestionamentos na cidade de São Paulo.
Por dois dias consecutivos de testes, os picos de lentidão do período da manhã superaram os da tarde. Normalmente ocorre o contrário, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
No geral, o trânsito melhorou 8,7% em relação às terças-feiras de agosto. Somando-se os dois períodos (manhã e tarde), os engarrafamentos ontem atingiram 157,6 km -contra média de 171,3 km.
A CET ainda não sabe o motivo da inversão nos horários dos congestionamentos. De acordo com sua assessoria de imprensa, os técnicos estão ``debruçados sobre o fenômeno para tentar entendê-lo".
Uma das hipóteses: muita gente estaria deixando para ir ao cabeleireiro, supermercado ou shoppings somente nos dias em que seu carro está ``liberado" do rodízio.
Isso causaria, segundo a CET, uma ligeira melhora nas lentidões a partir da hora do almoço.
Mas quem, de manhã, tinha de ir ao trabalho com o carro, não estaria respeitando o rodízio.
Ontem o trânsito voltou a piorar pela manhã. As lentidões atingiram extensão total de 83,1 km, às 8h30. Maiores portanto do que o pico de segunda-feira (78,4 km) e do que a média das terças de agosto para o horário (81,7 km).
À tarde, o trânsito também piorou em relação à véspera. Foram 74,5 de lentidão. Entretanto, melhorou se comparado com a média de congestionamentos das terças-feiras do mês (89,6 km). O mesmo já havia ocorrido na segunda, quando chegaram a 62 km.
Para a CET, parte da inversão de segunda-feira é explicada pelo final de semana ensolarado, que teria retardado o retorno do paulistano que estava no litoral.
Anteontem, segundo a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), o movimento no sistema Anchieta-Imigrantes, sentido capital, foi 19,5% superior ao da segunda-feira da semana passada.

Texto Anterior: Promoção de cervejas irrita consumidor
Próximo Texto: Vento dispersa os poluentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.