São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
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Mostras paralelas fazem seleção nostálgica do cinema clássico

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

O resgate do cinema clássico é um dos principais destaques das mostras paralelas de Veneza 95. Dentro da ``Janela para a Imagem", toda uma seção é dedicada ao metacinema. É a ``Janela para o Cinema", que vai exibir nove filmes e três vídeos. Os diretores Jacques Demy, Carl Dreyer, Sergei Eisenstein, Roberto Rossellini e Orson Welles são homenageados em documentários.
Uma retrospectiva de títulos raros inclui ``Carnavalesca" (1918), de Amleto Palermi, ``Raskolnikov" (1923), de Robert Wiene, ``Voyage au Congo" (1923), de André Gide e Marc Allegret, ``Le Chute de la Maison Usher" (1927), de Jacques Epstein, ``Zuiderzee" (1931), de Joris Ivens, ``Senso" (1954), de Visconti, em cópia restaurada, e ``Noite e Neblina" (1960), de Alain Resnais.
Outro ciclo com tesouros de cinemateca traz seleção de animações russas que têm a guerra por tema central. Foram reunidas produções de 1939 até 1970, de autores como Aleksandr Ivanov, Dmitri Vabicenko e Ivan Aksenduk.
A lista de ciclos paralelos inclui ainda a mostra ``Notti Veneziane" (oito títulos), de pré-estréias na Itália de filmes para grande público como ``Waterworld" e ``Apollo 13", a mais experimental ``Corsio di Sorpasso" (seis) e, dentro da ``Janela para a Imagem", seleções de nove longas de ficção, oito documentários, dezessete curtas, quatro vídeos e nove animações.

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