São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros tentam explicar uso do novo soft

FERNÃO STELLA DE R. GERMANO
ONOFRE TRINDADE JR.

FERNÃO STELLA DE R. GERMANO; ONOFRE TRINDADE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Faz-se aqui a análise comparativa de três livros e um vídeo sobre o ``Windows 95".
A primeira questão é se tem sentido usar o velho livro para fornecer informações sobre o sistema operacional de um computador multimídia.
Depois que diversos micros passaram a oferecer tutoriais sobre o seu uso no próprio sistema, essa questão é ainda mais vital.
Mesmo o vídeo não tem todos esses recursos. Todavia, é necessário atender os que ainda não tem acesso a tal computador.
Resta então apenas a questão de como as obras em análise usam os recursos hoje disponíveis e que informação pretendem comunicar.
Windows 95 Pré-estréia (154 páginas) - Pretende explicar como se usa o software. Trata-se de tradução do inglês. Sua qualidade é discutível -usa, por exemplo, o termo folder em vez de pasta. Não pode justificar esse uso por ser o termo encontrado no software pois usa o termo arquivo quando no software se encontra o termo file.
Windows 95 Para Beta Testers (114 páginas) - Pretende ensinar como utilizar o software. Trata-se de original em português redigido com bastante clareza; usa termos em geral adequados.
Windows 95 Não-autorizado (751 páginas) - Trata-se de um guia de funcionamento do software que aborda também seu relacionamento com versões anteriores do ``Windows" e com o DOS. É uma tradução do inglês. Inclui disquete com ferramentas para aproveitar recursos do sistema.
Microsoft Windows 95 - Vídeo-aula (vídeo com 110 minutos de duração) - A exposição é enfadonha quando a imagem focaliza apenas o expositor. As ilustrações são rápidas e proporcionam pouca fixação do que é ensinado. A produção nem de longe usa todos os recursos disponíveis para a preparação de um vídeo bem-elaborado.

FERNÃO STELLA DE RODRIGUES GERMANO é doutor em matemática pela USP e editor associado da revista internacional ``Decision Support Systems", da North Holland.

ONOFRE TRINDADE JR. é doutor em física aplicada pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Southampton (Inglaterra).

Texto Anterior: Conheça os novos recursos do programa
Próximo Texto: 'FileMaker' é fácil de usar, mas apresenta limitações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.