São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diálogo está esgotado, diz líder zapatista

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O subcomandante Marcos, líder dos rebeldes zapatistas do Estado de Chiapas (sul do México), emitiu comunicado ontem no qual considera ``esgotado" o diálogo com o governo mexicano.
Na mensagem, Marcos diz que ``no sudeste mexicano há uma guerra" que pode ``recomeçar a qualquer momento".
Marcos diz que a delegação do governo que negocia com os rebeldes ``é composta pelos herdeiros históricos dos antigos conquistadores", que estariam exigindo ``a rendição que seus antecessores não obtiveram".
Apesar do conteúdo, a mensagem não deixa claro se o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) participará do próximo encontro para negociar a paz em Chiapas, que deve começar em 5 de setembro. O comunicado também não fala de rompimento nas negociações com o governo, reiniciadas em abril último.
O conflito entre EZLN e o governo mexicano começou em 1º de janeiro de 1994, quando os zapatistas tomaram à força várias comunidades do Estado de Chiapas, exigindo melhores condições de vida para os índios da região.
O conflito armado durou apenas algumas semanas, mas até hoje não foi apresentada uma solução definitiva para a questão.

Texto Anterior: Presidente quer polícia unificada
Próximo Texto: Atentado fere presidente da Geórgia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.