São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Chevardnadze

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Eduard Chevardnadze foi o responsável pela retirada soviética do Afeganistão -Moscou mantinha o país sob intervenção desde 1979.
Em dezembro de 1990, ele renunciou ao cargo de chanceler com um discurso no Parlamento em que dizia que a URSS estava sob risco de golpe conservador.
No ano seguinte, pressionado por sua política considerada independente, ele deixou o Partido Comunista da União Soviética, após 43 anos de militância.
Sua primeira intervenção na política georgiana aconteceu em abril de 1989, quando foi enviado pelo então presidente Mikhail Gorbatchov para pacificar conflito entre o Exército e nacionalistas.
Em 6 de janeiro de 1992, um golpe de Estado derruba o presidente Zviad Gamsakhurdia, que havia sido eleito com 87% dos votos em 91 -ano da independência.
No dia seguinte, em Moscou, Chevardnadze dá apoio ao golpe. Em março, ele regressa à Geórgia e é nomeado presidente -e depois referendado em eleições.
Para conter os separatistas da Abkházia e os rebeldes leais a Gamsakhurdia (que se suicidou em 1993), Chevardnadze aceita se unir à Comunidade de Estado Independentes para receber ajuda militar da Rússia. A guerra com os separatistas ainda continua.

Texto Anterior: Atentado fere presidente da Geórgia
Próximo Texto: EM RESUMO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.