São Paulo, sábado, 2 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP vai prever poluição em São Paulo

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo começa a divulgar neste mês um boletim meteorológico produzido pela USP (Universidade de São Paulo).
O boletim informará, com cinco dias de antecedência, se as condições de dispersão dos poluentes serão boas ou não na capital.
Com isso, a secretaria poderá decidir se adota o rodízio de automóveis para reduzir os efeitos da poluição sobre a qualidade do ar.
Cerca de 90% da poluição atmosférica na Grande São Paulo é provocada por veículos.
Atualmente, compete ao Estado decretar o rodízio. De segunda-feira até ontem, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) sugeriu aos motoristas que deixassem o carro pelo menos um dia útil na garagem.
Caso a Câmara aprove o Código Ambiental da cidade enviado pelo Executivo, a prefeitura também passará a ter competência para decretar o rodízio.
A USP recebe dados do Centro de Meteorologia de Washington (EUA) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
"Nós recebemos os dados e montamos os gráficos", disse a professora.
A USP recebe os dados pela Internet -rede internacional que liga computadores.
Segundo Maria Assunção, o convênio entre a USP e a prefeitura vai viabilizar a manutenção dos equipamentos e dos técnicos no Instituto Astronômico e Geofísico, o que é fundamental para a formação de novos meteorologistas.

Texto Anterior: Critério não é científico, diz editor
Próximo Texto: Ventos afetam qualidade do ar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.