São Paulo, sábado, 2 de setembro de 1995
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Novas grifes 'globalizam' moda jeans

PD
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem só da tradicional Levi's 501 vive a oferta de jeans importados em São Paulo. Marcas européias e outras norte-americanas já são encontradas em várias lojas da cidade.
Agora é possível comprar uma calça jeans com modelagem típica italiana ou francesa sem precisar viajar. A mais nova a chegar às prateleiras é a italiana Replay. Vendida exclusivamente nas lojas Holt Zutto, tem quatro modelos -dois unissex e dois femininos- em quatro tipos de lavagem.
A lavagem é o processo pelo qual passa o jeans para dar o grau de amaciamento e descoloração, dando a impressão de peça usada ou até mesmo velha.
O modelo básico das calças é corte reto, com cós mais baixo do que o tradicional e fecho de botão, o que acaba valorizando principalmente as mulheres mais magras. Os preços variam entre R$ 85,00 e R$ 120,00.
Para o ano que vem, a marca promete trazer um tecido exclusivo, mais rústico, inventado no Japão e que começa a ser fabricado na Itália, que se aproximaria do autêntico jeans "Old America".
"Em termos de tecnologia, é o que mais se assemelha com o primeiro jeans, passando por um processo de lavagem que proporciona mais conforto", afirma Alberto Ferrentino, 26, diretor-executivo da Holt Zutto.
Com mais opções de marca, a Imported & Co. vende as francesas Chevignon e Chipie e a italiana El Charro há pouco mais de um ano no shopping Morumbi. A Chevignon unissex é a campeã de vendas, custando R$ 69,00.
Já a Chipie é indicada para as mulheres mais "cheinhas", com modelagem basicamente feminina e fecho de zíper, além dos modelos cigarrete (com a perna mais justa e curta). Os preços variam de R$ 69,00 a R$ 98,00.
A italiana El Charro também segue a linha corte reto e botão com um jeans mais macio, com cara de usado. O preço é R$ 98,00.
A marca norte-americana Guess oferece a maior variedade de modelos. São 10, quatro masculinos e seis femininos.
Apenas 30% das peças vendidas na loja são totalmente feitas no exterior. O resto é fabricado no Brasil, com brim nacional, e supervisão e tecnologia estrangeiras.
Instalada no pais há um ano e três meses, a Guess brasileira adaptou parte dos modelos ao gosto dos novos clientes.
"Nos Estados Unidos, a Guess tem mais de 20 modelos. Alguns são impossíveis de ter aceitação pelo público brasileiro", afirma Maurício Saade, 34, proprietário e diretor comercial da Guess.
A diferença está no corpo: as norte-americanas tem pernas mais compridas e quadris estreitos, exatamente o oposto da brasileira.
Mesmo assim, a loja oferece opções. Há a modelo "European", com cós mais alto e acinturado, o "Bootleg", que tem a boca da perna um pouco mais larga para o uso de botas, e o "Tight", completamente colado no corpo, com zíper no tornozelo.
Para os homens, a Guess faz, além do reto, o jeans "Baggy", mais folgado no quadril e coxa, com fecho de zíper. Os preços variam entre R$ 70,00 e R$ 85,00.
Segundo Saade, o jeans é o "cartão de visita, o que mais vende e a consolidação da marca".
A faixa de preço é determinante para garantir as vendas. "Não queremos popularizar o produto, mas a idéia é que ele seja acessível ao público jovem", disse.

ONDE ENCONTRAR
Guess - shoppings Iguatemi e Morumbi
Imported & Co - shopping Morumbi
Holt Zutto - shopping Iguatemi

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