São Paulo, sábado, 2 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andrade Vieira critica medida que cria banco para cooperativas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O ministro da Agricultura, José Eduardo de Andrade Vieira, disse ontem que a criação de bancos pelas cooperativas agrícolas -medida aprovada pelo Conselho Monetário Nacional- pode agravar o problema do crédito à agricultura.
"Precisa muita cautela porque, ao invés de ser um fator positivo, pode ser um fator que agrave o problema", disse em Esteio (RS).
Segundo o ministro, a questão do crédito nos últimos anos "tem sido a maior fonte de problema para a agricultura".
Ele disse que a criação de bancos de crédito era um "pleito antigo" das cooperativas. Andrade Vieira é dono do Banco Bamerindus e atualmente está licenciado do cargo de presidente.
O ministro declarou que a medida do CMN, aprovada anteontem, significa "um instrumento a mais para financiar a agricultura", o que seria o "lado positivo".
Ele advertiu, porém, que a gestão dos novos bancos "requer uma cautela grande, uma administração profissional".
O ministro disse que a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) financiará a cultura do arroz, por meio da compra de Cédula do Produto Rural.
"É um tipo de financiamento de custeio. O produtor emite o certificado, que será comprado pela Conab. É uma alternativa ao financiamento bancário", disse. O montante de recursos não foi definido.
Sobre as dívidas rurais, o ministro disse que há problemas dificultando o processo de negociação, que o Banco do Brasil procurará resolver.

Texto Anterior: Arrecadação do ICMS cai 6% em agosto
Próximo Texto: Preços sobem menos nos supermercados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.