São Paulo, sábado, 2 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Branco toma o lugar do preto e vira cor oficial dos modernos

JACKSON ARAUJO

JACKSON ARAUJO; ERIKA PALOMINO; EVA JOORY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

ERIKA PALOMINO
O branco, quem diria, é a cor dos modernos nesta temporada. A ordem vem das passarelas internacionais, que nos últimos desfiles de outono-inverno, em março último, batizou o novo look de "white winter" (inverno branco).
Como no Brasil as estações são trocadas mas a influência dos estilistas estrangeiros não, podemos nos preparar para o que talvez vire o "verão branco".
Entretanto, os mais modernos, os fashion victims e alguns situados formadores de opinião fashion adotam o hype desde já. Confira em qualquer platéia de desfile descolado.
As influências para este revival do branco vêm dos anos 60 -como de resto toda a inspiração da temporada, completa pela recuperação do estilo "mod", dos modernos londrinos daquela década.
Estilistas, editores de moda e produtores pronunciam em todo o mundo os nomes de Courrèges e Cardin, que nos 60 responderam pela grande celebração do branco.
Os looks tinham quê futurista, espacial. Bem apropriados para a corrente onda cibernética -ou cyber- que toma conta das imagens de moda nos meados dos 90.
Nas coleções internacionais, o branco está no inverno de grifes tão diversificadas como Dolce & Gabbana, Prada, Jil Sander, Katherine Hammnett, Gucci, Calvin Klein, Donna Karan e Versace.
Por aqui, o branco está no verão de marcas como Forum, Zoomp, Iódice, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch, Der Haten, Walter Rodrigues e Kaufmann.
No verão de 94/95, Walter Rodrigues fez uma coleção intitulada Branco. "Buscava a ausência de cor na moda", explica o estilista. Mas ressalta que, agora, mesmo vendo os modernos vestidos de branco nos lugares, continua vendendo preto como sempre.
"Comecei a usar botas brancas de salto com roupas pretas para dar um efeito de gesso", lembra Alexandre Herchcovitch, que busca o efeito no avesso de roupas em jérsei estampados e ao encapar tecidos camuflados com tela branca.

Colaborou EVA JOORY, da Reportagem Local

Texto Anterior: Marisa Monte é a vencedora no 1º Video Music Awards - Brasil
Próximo Texto: Courrèges foi o precursor do look
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.