São Paulo, sábado, 2 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho toma poder na Libéria e acaba guerra civil de seis anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Libéria (noroeste da África) empossou ontem o Conselho Transicional de Estado, órgão que vai governar o país depois de seis anos de guerra civil.
Segundo o acordo de paz assinado pela várias guerrilhas envolvidas no conflito, haverá eleições gerais no país em agosto de 1996.
A guerra civil causou a morte de mais de 150 mil liberianos e a fuga de 300 mil a outros países.
O conselho é composto por seis membros. Entre eles, estão os líderes das principais guerrilhas. O presidente do conselho será Wilton Sankawulo, considerado neutro.
O mais importante dos líderes que vão governar o país é Charles Taylor, da Frente Patriótica Nacional da Libéria (FNPL), responsável pelo início da guerra civil. Ele atacou o país vindo da Costa do Marfim no Natal de 1989.
Já foram assinados doze acordos de paz no país. Acredita-se que o esse último, feito no dia 19 de agosto, deva ser definitivo, porque foi assinado por Taylor.
Mais de 12 mil refugiados da Libéria voltaram ao país depois da assinatura do acordo de paz.
Os grupos em luta cumpriram cessar-fogo desde a assinatura do acordo. Ele foi firmado após a ONU ameaçar retirar seus observadores de paz se as guerrilhas continuassem a lutar.
Taylor voltou a Monróvia (capital) pela primeira vez desde 1989. Ele disse que os liberianos não querem mais o conflito.
Em dezembro de 89, a FPNL derrubou o presidente Samuel Doe. Ele foi assassinado em 1990 por facção dissidente do grupo.

Texto Anterior: Policiais que mataram Escobar são afastados: Argentina apela por extradição de Priebke; Pena de mnorte volta a ligorar em Nova York; IRA acusa britânicos de estagnar processo de paz; Zedollo quer ampliar combate às drogas
Próximo Texto: Júri de O. J. ouvirá fitas com teor racista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.