São Paulo, domingo, 3 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desigualdade afeta o ambiente familiar

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

O psicólogo britânico Oliver James, 41, acaba de lançar, no Reino Unido, o livro "Juvenile Violence in a Winner-Loser Culture" ("Violência Juvenil em uma Sociedade de Vencedores e Perdedores", Free Association Books). Na obra, resultado de cinco anos de pesquisa, ele analisa as causas do aumento da violência na Grã-Bretanha nas últimas décadas.
Para James, a desigualdade social e seu reflexo no relacionamento familiar são os principais fatores de acréscimo da criminalidade.

Folha - Por que tem aumentado a violência no Reino Unido?
Oliver James - A violência tem crescido 10% ao ano desde 50 por várias razões. Entre elas, a tendência de não viveremos mais em comunidade. Vivemos isolados, sem uma rede social que nos envolva.
A razão fundamental, porém, é a crescente desigualdade social e seu reflexo no ambiente familiar.
Folha - Como assim?
James - Os pobres têm menos informação e vivem sob um forte estresse. Não têm dinheiro, não possuem facilidades como telefone e carro. Tudo exige mais esforço.
Isso pode afetar a relação com os filhos. Nas classes baixas, há maior tendência de os pais baterem nos filhos sem motivo, devido a uma explosão emocional. Outras vezes, os filhos presenciam brigas dos pais. Ou a mãe, deprimida, fica mais propensa a atacar o filho.
Isso se aplica ao mundo todo. No Reino Unido, a violência tornou-se mais aguda a partir de 87, quando a desigualdade aumentou.
Entre 79 e 91, a renda dos 10% mais pobres caiu 17% e os mais ricos ficaram 62% mais ricos.
Folha - Por que isso ocorreu?
James - Houve uma valorização da cultura do vencedor e do perdedor. Se você ganha dinheiro, é um vencedor. Se não, é um derrotado.
Esse é um importante estímulo à violência. Se alguém falha e você diz "a culpa é sua", não se assuste se ela reagir de forma violenta.
A chave para se entender o aumento da violência está na combinação desses fatores. Se um jovem cresce num ambiente familiar violento e é menosprezado pela sociedade e pelo Estado, ele passa a achar que tem uma justificativa para usar a força física.
Folha - Essa cultura do vencedor e do perdedor não é uma tendência das sociedades atuais?
James - É uma influência da sociedade americana, mas não é inevitável. Ela não existia aqui e não existe na Suécia. Lá, uma pessoa pobre é considerada menos privilegiada. Não é taxada de perdedora.
Folha - A maior parte dos crimes tem motivos econômicos?
James - Assaltos e furtos tendem a aumentar em períodos de recessão. No mundo desenvolvido, no entanto, muitas vezes a violência é irracional e desnecessária.
Folha - Por que os atos violentos são cometidos principalmente por jovens do sexo masculino?
James - O homem costuma projetar a agressividade para fora. A mulher tende a colocar a culpa nela mesma e entrar em depressão. O hormônio parece influir. Aos 18 anos, o jovem está mais inclinado a cometer crimes, a potência está no pico. Depois ela cai, ele fica menos inclinado à violência. Isso se combina a mudanças na vida. Com o tempo, ele se casa e convive mais com mulheres e filhos.
Folha - O governo britânico pensa em enviar jovens criminosos a prisões militares, para reeducá-los sob rigorosa disciplina.
James - Não funciona. Essa disciplina militar repete o ambiente violento que eles tiveram em casa.

Texto Anterior: Calvino no terreiro
Próximo Texto: CONHEÇA AS PRINCIPAIS CAUSAS DA VIOLÊNCIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.