São Paulo, domingo, 3 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peixes se multiplicam nos restaurantes da cidade

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Servir bons frutos do mar e pescados não é fácil. A matéria-prima exige sempre muitos cuidados, e a procedência -a depender de fatores como temperatura da água ou seu nível de poluição- pode alterar radicalmente o sabor de peixes aparentemente iguais. Não é por acaso que grandes restaurantes do mundo desta especialidade -caso do Dal Pescatore- procuram se beneficiar da proximidade dos rios e mares ou ter fornecedores especiais escolhidos a dedo.
O abastecimento de peixes em São Paulo nunca foi um primor, mas vem melhorando, seja pelas linhas de fornecimento direto que alguns restaurantes estabelecem, seja por trazerem mercadoria até por via aérea e mesmo pelas técnicas de congelamento.
Sintoma desta melhora é o aumento de restaurantes especializados em pescados, que no passado só existiam no litoral. Hoje, há pelo menos três casas, todas com sotaque europeu, que se destacam.
O Amadeus (r. Haddock Lobo, 807, tel. 851-2859), que trata os peixes principalmente à francesa e recebe os clientes com um balcão de ostras logo à entrada. O Compagnia Marinara (av. São Gualter, 777, tel. 833-0055), de cardápio italiano do mar, muitas vezes combinando os pescados com massas leves. E, mais influenciado pela cozinha espanhola, o La Trainera (av. Brig. Faria Lima, 511, 282-5988), o mais veterano deles, com peixes e frutos do mar tratados na grelha.
Os últimos tempos colocaram os pescados, que pesam mais na conta que as carnes, também em situações informais. Casas como o Mr. Fish Grill (alam. Lorena, 1.430, tel. 883-7533), o Sacurita's (r. Francisco Dias Velho, 120, tel. 530-1139) e o Marina Grill (r. Delfina, 163, tel. 813-8793) apostam numa ambientação mais descontraída, evocando climas praianos. O Bar das Ostras (r. Bela Cintra, 1.693, tel. 64-9606) e o Telha (r. Dr. Franco da Rocha, 723, tel. 864-6033) vão no mesmo caminho.
O crescimento da oferta levou a esta diversificação de estilos. Neles cabem do St. Peter's Pier (alam. Lorena, 1.160, tel. 881-2413), mais elegante, ao veteraníssimo Cantina do Povo (r. Jerônimo da Veiga, 37, tel. 852-8956), que chega agora aos 70 anos. E cabe até uma curiosa especialização, a do Truta Rosa (av. Vereador José Diniz, 318, tel. 247-8629), onde os pratos são feitos com este peixe de rio.
Mas atenção, quando você tiver vontade de comer pescados, não se limite a procurar entre os restaurantes desta especialidade. Afinal, alguns dos melhores pratos de peixes estão em restaurantes como os japoneses e os espanhóis.

Leia roteiro de restaurantes espanhóis, japoneses e de pescados à página Especial A-4

Texto Anterior: Brasileira fundou o italiano Dal Pescatore
Próximo Texto: Fantoches contam a história da poesia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.