São Paulo, domingo, 3 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundação constrói casas em 42 países

JIMMY CARTER

Pergunta - O que é Habitat for Humanity e qual seu envolvimento nisso? Como podemos obter mais informações a respeito?

Seus programas de trabalho nos Estados Unidos e em 41 outros países recrutam exércitos de voluntários para ajudar a construir casas para famílias que pensavam que jamais teriam dinheiro para possuir casas próprias.
Não entra dinheiro de nenhum governo, e as casas não são dadas de presente. Os proprietários das casas trabalham centenas de horas ao lado de voluntários para construir ou reformar suas próprias casas. Depois de construídas, pagam por elas por meio de empréstimos sem juros.
Depois de ajudar a construir suas próprias casas, os proprietários utilizam o que aprenderam para ajudar outras pessoas a concretizar o sonho da casa própria.
O fundador da Habitat for Humanity, Millard Fuller, acreditava que com esse trabalho as pessoas ganhariam não apenas casa própria, mas também auto-estima.
Rosalynn e eu somos voluntários da Habitat desde 1984. Já trabalhamos na construção de 15 casas, do começo até o fim. Já vimos a receita funcionar para centenas de outras pessoas que conhecemos pessoalmente, e que passaram a ter casa própria.
Nos 19 anos de existência da Habitat enquanto organização, cerca de 35 mil outras pessoas já viveram a mesma experiência.
Embora Rosalynn e eu trabalhemos como voluntários apenas uma semana inteira e mais alguns outros dias avulsos por ano, a Habitat ocupa um lugar muito especial em nossos corações.
Para maiores informações, escreva para: Habitat for Humanity, 121 Habitat St., Americus, Georgia 31709-3498, EUA.
Pergunta - O que faz o Programa de Saúde Mental do Carter Center? Como posso conseguir maiores informações a respeito?
Carter - Quando Rosalynn e eu deixamos a Casa Branca, queríamos continuar trabalhando com questões que haviam sido importantes para nós durante nossas carreiras no serviço público.
Há quase duas décadas a maior causa à qual Rosalynn tem se dedicado é a de tentar acabar com o estigma vivenciado pelas pessoas que sofrem doenças mentais e ajudar a melhorar a vida delas.
Com seu Programa de Saúde Mental, no Carter Center, ela trabalha com especialistas nessa área para criar políticas públicas que atendam melhor àqueles que sofrem doenças emocionais ou mentais.
O programa trabalha em cooperação com organizações de saúde mental nos Estados Unidos e por meio da Federação Mundial de Saúde Mental para tratar questões relativas a atendimento em saúde mental para adolescentes e idosos, intervenção precoce e programas de prevenção dirigidos a crianças e suas famílias, para incentivar a mídia a retratar os doentes mentais sob uma ótica mais favorável, para melhorar os regulamentos do atendimento médico governamental e aumentar os financiamentos disponíveis para o aperfeiçoamento e expansão dos serviços, tratamentos e pesquisas.
Para maiores informações sobre o Programa de Saúde Mental, escreva para: Mental Health Program, The Carter Center, 543 Freedom Parkway, One Coenhill, Atlanta, Georgia 30307, EUA.
Pergunta - Qual é a definição e o papel de uma organização não-governamental?
Carter - Uma ONG é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha fora da égide de um departamento ou órgão de governo. Desde o fim da Guerra Fria, as ONGs viram aumentar seu papel em atividades mundiais como a promoção da paz, a defesa dos direitos humanos e o desenvolvimento internacional.
A Anistia Internacional, a Catholic Relief Services e o Carter Center são exemplos de ONGs. Elas desempenham um papel crucial no mundo porque lidam com muitas questões que não podem ser tratadas por governos ou empresas privadas. A maioria das organizações não-governamentais funciona à base do trabalho de voluntários e de doações feitas por indivíduos e fundações.
Pergunta - Com relação à administração de crises em áreas em conflito, existem soluções duradouras?
Carter - Existem, sim. O tratado de paz entre Egito e Israel, assinado em 1979, vem sendo honrado por ambos os lados.
Após 30 anos, um acordo consumado em 1992 entre o governo da Etiópia e os revolucionários eritreus resultou no estabelecimento de uma nova nação, e as duas permanecem em paz.
Às vezes, uma grande guerra resulta em vitória para um dos lados, seguida por anos de paz. Vejam o caso dos governos democráticos estáveis no Japão, na Alemanha e na Itália.

Tradução de Clara Allain

Perguntas podem ser enviadas a Jimmy Carter no The Carter Center, One Copenhill Road, Atlanta, Ga. 30307, EUA, ou a Jimmy Carter, a/c The New York Times Syndicate, 122 E. 42nd. street, 14th floor, New York, NY.
Favor incluir nome, cidade e país. Nesta coluna serão respondidas perguntas de interesse geral. As perguntas não publicadas não poderão ser respondidas individualmente.

Texto Anterior: Conferência é a celebração da família
Próximo Texto: Por que me sinto em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.